O Lançamento do Cybertruck da Tesla: Expectativas e Desafios

Quando Elon Musk, CEO da Tesla, subiu ao palco para promover o “Cybertruck”, o carro elétrico da empresa, da última vez, a janela do veículo acabou sendo quebrada.

Foi uma estreia frustrante para o veículo, destinado a reivindicar a posição da Tesla no lucrativo mercado de caminhonetes dos EUA.

Quatro anos depois, à medida que a empresa começa a entregar o produto futurista aos compradores, esse problema foi corrigido.

No entanto, persistem dúvidas sobre se o design incomum da caminhonete ajudará ou prejudicará suas chances de sucesso.

Musk afirmou que a caminhonete, com sua forma angular e feita de materiais à prova de balas semelhantes a foguetes, poderia ser o “melhor produto da empresa”.

Mas, ao falar com analistas de Wall Street no mês passado, ele também disse que queria “moderar as expectativas”, alertando para “enormes desafios” antes que a empresa começasse a produzir o veículo em grande escala e a obter lucro.

“Isso vai exigir um trabalho imenso”, disse ele. “Não é uma questão de demanda, mas temos que fabricá-lo e precisamos fazer isso a um preço acessível para as pessoas – coisas incrivelmente difíceis.”

Os “adicionais” da caminhonete, que começa com um preço inicial de cerca de $61.000 (£48.320), mais alto do que o prometido, complicaram a fabricação e aumentaram os custos, acrescentou mais tarde.

“Nós cavamos nossa própria sepultura com o Cybertruck”, afirmou Musk.

As caminhonetes estão entre os veículos mais populares vendidos nos EUA – com os sedãs tradicionais tão fora de moda que algumas montadoras pararam de fabricá-los para o país.

Mas a oferta da Tesla está entrando no mercado em um momento difícil – cerca de dois anos atrasada – à medida que as taxas de juros mais altas em décadas diminuem a capacidade dos compradores de fazer novas aquisições.

Nos últimos meses, concorrentes como General Motors e Ford disseram que aumentarão a produção de veículos elétricos mais lentamente do que o inicialmente planejado, citando a fraqueza do mercado.

Musk afirmou que a empresa tem mais de um milhão de reservas para o Cybertruck.

Mas não está claro quantas se converterão em vendas.

Desde o lançamento inauspicioso do Cybertruck em 2019, empresas concorrentes lançaram suas próprias ofertas de caminhonetes elétricas, enquanto a presença polêmica de Musk nas redes sociais, segundo críticos, manchou a marca da empresa automotiva.

Dúvidas já foram levantadas sobre se a caminhonete será tão funcional quanto algumas das outras pickups disponíveis.

“Não terá o mercado só para si”, disse Stephanie Brinley, diretora associada da S&P Global Mobility.

“Para alguns, o apelo da Tesla, o apelo de um produto futurista será mais significativo do que algumas das questões funcionais”, acrescentou ela. “Mas para a maioria dos compradores de caminhonetes, a funcionalidade é o que vai prevalecer.”

Em um evento em Austin, Texas, para celebrar as primeiras entregas, a empresa submeteu as janelas da caminhonete a outro teste de quebra – desta vez sem incidentes – e promoveu sua capacidade de transporte e velocidade.

“É uma caminhonete incrivelmente útil – não é apenas uma peça de exibição, como eu”, brincou Musk. Ele acrescentou: “Isso realmente vai mudar a aparência das estradas.”

Os compradores interessados enfrentam uma espera. Apenas cerca de 10 caminhonetes foram entregues aos compradores na quinta-feira.

Musk disse no mês passado que levaria até 2025 para a empresa estar produzindo a caminhonete a uma taxa de 250.000 por ano.

Brinley disse que isso proporciona tempo para resolver outras questões que têm prejudicado as vendas de veículos elétricos – como a necessidade de expandir a infraestrutura de carregamento – e para a Tesla convencer as pessoas sobre o “visual diferente” da caminhonete.

“Há tempo para aumentar o interesse no produto”, disse ela, acrescentando: “Amem ou odeiem, é melhor do que ser chato.”

Sean Tucker, editor sênior da publicação de pesquisa automotiva Kelley Blue Book, disse que para a Tesla, o lançamento da caminhonete é menos sobre vendas e mais sobre manter o entusiasmo em torno da marca, que viu sua dominância no mercado de veículos elétricos diminuir.

Em uma visita recente a uma loja da Tesla, ele observou que encontrou pessoas fazendo fila pela chance de tirar uma foto com a caminhonete de aparência distinta.

“Sempre será uma visão relativamente rara e o que na indústria chamam de ‘carro de halo’ que leva pessoas à concessionária”, disse ele. “É um exercício de hype – é apenas uma questão de se é um exercício de hype muito caro.”

Uma resposta para “O Lançamento do Cybertruck da Tesla: Expectativas e Desafios”

  1. Avatar de A WordPress Commenter

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *